Projetos marcantes ao longo da jornada dos profissionais da Robecca & Co.

1-) Branding-Propósito de marca

alvo.png

Projeto: Desenvolvimento de Branded Contents para tangibilizar Propósito da marca, criar engajamento e aproximar a marca do consumidor, mudando sua percepção para uma marca mais humanizada.

  • Tech Girls

  • É Mais Jogo

  • Reconectados

Resultado: mudança de percepção de marca, mais humanizada

(confirmado em pesquisa quantitativa).

Projeto: incorporação de ferramentas de acessibilidade no dia-a-dia da marca para trazer inclusão de cegos e surdos, e desenvolvimento de iniciativas inovadoras que melhorassem a vida de cegos e surdos socialmente.

  • Implantação de Hand Talk para surdos em sites

  • Implantação #PraCegoVer nas mídias sociais

  • Possibilita a audiodescrição para a compreensão de imagens, transformando elementos visuais em palavras. É também uma maneira de chamar atenção para que os videntes enxerguem as pessoas com deficiência visual e reconheçam as suas necessidades.

  • “Projeto Alfabetização Cidadã – da digital ao digital” (analfabetos)

  • “Teatro para Todos os Ouvidos” (surdos)

  • “Áudio Acordes” (cegos)

Resultado: projetos muito bem aceitos pelas comunidades de cegos e surdos e pela imprensa e consumidores de uma maneira geral, mudando a percepção da marca  (confirmado em pesquisa quantitativa).

2-) Acessibilidade (surdos e cegos) e Projetos Sociais de Inclusão (analfabetismo)

 

3-) Branding - Reposicionamento e Comunicação

 

Projeto: Reposicionamento de marca e de comunicação para criar diferenciação da concorrência, recuperar rentabilidade e crescimento do negócio.

  • Tang

https://www.youtube.com/watch?v=i_5K4vaozfQ

Resultado: crescimento 7 pontos de participação de mercado em 2 anos, e aumento rentabilidade por aumento de preço sustentável

4-) CRM Social

CRM SOCIAL.png

Extensão do CRM Tradicional, CRM Social é o “Customer Relationship Management” ou traduzindo, “Gestão de relacionamento com o cliente” em um ambiente suportado por plataformas de mídia social online.

 

Projeto: mudança da percepção do mau serviço prestado nas mídias sociais estabelecendo nova equipe front e back office, novas métricas e KPI´s, treinamento equipes.

Fonte: @dinamize.com.br

Resultado: melhoria significativa do SLA (Service Level Agreement).

 

5-) CRM

 
CRM.png

Projeto: integração dos dados de consumidores de várias fontes (serviços, marketing, vendas etc); limpeza e enriquecimento dessa base; estratégia, planejamento e execução de contatos com consumidores Always on.

Resultado: redução do investimento de marketing com melhor qualificação e segmentação da base de dados; melhoria de atendimento ao cliente por dados estarem em uma base única.

Fonte: salesforce

6-) Inovação de produtos

Projeto: identificar insights via hábitos do consumidor, juntar times multifuncionais para Brainstormings moderados por especialista, desenvolver novos produtos e mix de marketing que criassem um Oceano Azul para as marcas.

3x1.png

6.1-) PIC 3 em 1 da Cica. Catchup, mostarda e maionese, tudo junto

Resultado: conceito no mercado desde 1999, quando foi lançado; premium price sustentável vs. Linha regular.

6.2-) Molho de tomate 100% natural como o molho caseiro (mercado todo em embalagem em lata e formulação com amido de milho tirando a naturalidade do molho

Resultado: conceito no mercado desde 2012, quando foi lançado (embalagem reformulada pelo novo proprietário da marca); aumento lucratividade.

pomarola.png
linha mais.png

6.3-) Caldo Knorr Linha Mais

Projeto LA: Percepção negativa dos caldos em geral pelo issue de Gordura Trans, ser salgado, não natural.

Resultado: Lançamento de linha de caldos Knorr com ingredientes naturais dentre eles o azeite de oliva, claim “sem gordura trans” com percepção positiva de imagem de marca. Premium price vs. Linha regular.

 

7) Sustentabilidade

 

Projeto: No coração do novo Propósito da marca estava reciclagem, mas apesar da embalagem do produto poder ser reciclada, não era devido ao baixo interesse dos catadores e à dificuldade de reciclar por causa do laminado.

Brigada Tang.png

Resultado: Segundo dados Nielsen, o setor brasileiro de refrescos em pó encerrou o ano de 2009 movimentando um total de R$ 1.5 bilhões, que corresponde a um crescimento de 7.2% em valor em relação a 2008. A marca Tang detém a liderança no mercado de refrescos em pó com 30,7% de participação de mercado em valor.

Guinness Book do Maior Robô Reciclável do Planeta

8-) Oportunidades Regionais

8.1. Projeto LA: Criar a Cultura e uma agenda regional relevante e de valor para os países da América Latina.

Primeira campanha regional aproveitando o tema comum aos países da Copa do Mundo de 2014: “Entre no Jogo”

Resultado: Campanha utilizada por quase todo os países da América Latina otimizando recursos de marketing; primeira campanha multi-produtos corporativa regional.

8.2. Projeto Europa: Bertolli era uma marca de Azeite na Europa (na Inglaterra tinha também margarina), que precisava expandir seu negócio para Culinários para aumentar o Revenue.

  • Lançamento da linha de Pasta e Pesto Sauces em quase todos os países da Europa com a Marca Bertolli com o conceito de feito com Azeite de Oliva (extremamente valorizado na Europa pela percepção positiva da longevidade nos países do Mediterrâneo) – Campanha lançamento Grannies.

Resultado: oportunidade de expansão do negócio na Europa. Em linha em vários países da Europa até hoje (com nova embalagem, novos sabores).

 

9-) Criação de valor

 

Projeto LA: Linha de produtos sem diferenciação percebida pelos consumidores. Todos produtos eram muito parecidos, e comunicação muito funcional. Trabalho estratégico com os países, agências e pesquisas com consumidores para se chegar num Insight real, relevante, vencedor e diferenciador.

 

  • “Ballet”

  • “Aniversário”

Resultado: início da mudança de percepção de diferenciação de produto e da marca no segmento em questão. Campanha teve várias fases para continuidade e consistência.

10-) Customer Experience (CX)

Projeto: Melhorar a experiência do consumidor em todos os pontos de contato com a marca/empresa para engajar, engajar, encantar, encantar, criar conexão emocional, fidelizar, fidelizar...

CX.png
  • CRM: consolidação de diferentes databases de clientes, limpeza, enriquecimento e segmentação da base. Estratégia, planejamento, interações frequentes e personalizadas com os clientes.

  • CRM Social: revisão SLA, treinamento equipe, revisão responsabilidades front e back-office, revisão FAQ, desenvolvimento guia tom da marca, interações pró ativas com os clientes

  • Conteúdos na mídia social: tudo alinhado com o Propósito da marca, Branded Contents para engajamento, etc

  • Uso da tecnologia (AI) para ajudar clientes a tirar dúvidas de produtos: Chatbot

  • Programa de Fidelidade: novo programa implementado oferecendo benefícios em linha com expectativas dos diferentes segmentos de consumidores da marca

  • User Experience (UX): revisão dos sites para melhor navegabilidade, melhor experiência no dia a dia com a marca

  • Site da marca: na medida do possível, inclusão de linguagem mais humana e “friendly”

  • Social listening: levando para os “stakeholders” da empresa tipos de reclamações de serviços, produtos para serem buscadas soluções

  • Contatos da área de Serviços: tornamos mais claro onde o consumidor poderia falar com a empresa para resolver os seus problemas, inclusive uma campanha digital foi criada para isso

  • PR: revisamos todos os press releases para conteúdos, linguagem, tom da marca mais em linha com Propósito e objetivo de humanizar a marca

  • Atitude Omnichannel: seguimos, medimos e segmentamos os clientes

  • Resposta em vários canais: respondemos com bom conteúdo e qualidade

Resultado: Melhoria da percepção de marca por clientes, imprensa, fornecedores, agências; redução do número de reclamações por falta de resposta e de soluções para os problemas dos clientes; alinhamento do discurso da marca em todas as áreas da empresa; outros.