top of page
Buscar
Foto do escritorAndréa Naccarati de Mello

Marketing de Conteúdo (“Content Marketing”) veio para gerar iniciativas de marketing muito poderosas

Apesar do Marketing de Conteúdo ser intrusivo, falar sobre a marca explicitamente, ter o objetivo de vender, ele tem o poder de engajar e fidelizar os consumidores porque propõe histórias humanas, atividades inovadoras e muito criativas que agregam valor para a marca no longo prazo (se houver consistência, claro).



Um dos tipos do Marketing de Conteúdo é o Marketing de Participação (“Participation Marketing = Engagement Marketing = Event Marketing = Experiential Marketing”), que convida/incentiva as pessoas a participar da produção dos conteúdos, de interagir com as iniciativas ou com o “storytelling” das marcas de alguma forma. Isso é estratégico, e não tático, criando um relacionamento de longo prazo com as pessoas.

Você já ouviu façar da campanha da Coca-Cola “Share a Coke”, ou do Starbucks´White Cup Challenge?









Fonte: Medium.com


A Coca-Cola, substituindo os logotipos das suas latas por nomes populares entre os jovens, incentivou seus consumidores a compartilhar uma Coca com um amigo. “Share A Coke” não era sobre aumentar o conhecimento da marca ou converter novos clientes, mas proporcionar aos atuais consumidores uma parte pessoal da história da Coca-Cola e incentivá-los a comprar uma Coca.

Starbucks por sua vez, convidou seus clientes a decorar um copo branco da Starbucks e enviar uma foto no Instagram usando a hashtag #whitecupcontest. O design vencedor foi impresso em um copo reutilizável da Starbucks. Por meio dessa campanha, a Starbucks capitalizou em cima do hábito existente dos seus clientes de ficarem desenhando nos copos nas lojas e reforçou uma conexão pessoal com seus clientes.

Um último exemplo é o da Yoplait (USA) com a campanha “Save Lids to Save Lives” que incentiva seus consumidores a enviarem as tampas dos seus iogurtes em troca de doação por parte da empresa a entidades necessitadas. Fazendo isso, os consumidores se sentem parte da causa, se sentem fazendo o bem, gerando fidelidade à marca e encorajando outros a comprar Yoplait também.













Mesmo nesse exemplo claramente promocional, existe uma causa, uma intenção humana forte de ajudar o próximo, o que cria simpatia, orgulho, envolvimento, e até mesmo amor pela marca.


Branding é sobre valores, e sabermos usar o marketing para iniciativas memoráveis que os fortaleçam, só vai agregar para a sustentabilidade do negócio no longo prazo. “Participation Marketing” é apenas um exemplo.


Andréa Naccarati de Mello, 2020

7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page