top of page

Diversidade na Comunicação tem que ser Real, Verdadeira exigindo esforço extra de Marketing.

  • Foto do escritor: Andréa Naccarati de Mello
    Andréa Naccarati de Mello
  • 29 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura


Muito se fala de Diversidade, Inclusão uma vez que virou tendência mas tudo isso veio para ficar, mesmo. As pessoas cansaram de ficar caladas e estão cada vez mais voltadas a toda essa questão, e se movimentando para cobrar da sociedade, dos governos, das marcas, um apoio para um mundo melhor, mais humano e mais igual.

Diversidade significa representar a sociedade em toda a sua amplitude, com todas as diferenças que possam existir – étnica, cultural, social, biológica, religiosa, musical, linguística etc.

Diversidade é o QUE (“WHAT”), enquanto Inclusão é o COMO (“HOW”). Inclusão é ter as diferenças representadas e valorizadas, é o sentimento de pertencer, é o que faz a diferença na Diversidade. Não adianta ter Diversidade sem Inclusão porque fica um discurso superficial e vazio.

E o que isso tem a ver com o Marketing? Com o Branding? Com a Comunicação da Marca? Tem tudo a ver. Usar esteriótipos diversificados na comunicação das Marcas apenas para mostrar que a Marca está antenada com o que está acontecendo na sociedade não é suficiente. A Marca tem que ter no seu Propósito, na sua razão de existir, a Diversidade e a Inclusão enraizadas, e o seu “Walk the talk” condizente esse seu discurso para as pessoas acreditarem e simpatizarem com o movimento da Marca em pró de um mundo melhor. Diversidade e Inclusão não é execução de Marketing, vai muito além disso.

E isso exige um esforço extra de Marketing porque não se trata de um "casting" diverso na comunicação, mas da marca viver o dia a dia valorizando as diferenças e contribuindo de alguma forma para uma sociedade melhor, mais humana, onde tenha espaço para todos, de verdade.

Mas se todas as Marcas seguirem o caminho da Diversidade e Inclusão não vão ficar todas iguais? Claro que não! Cada Marca tem um Propósito único e a Diversidade e a Inclusão vão fazer parte desse contexto naturalmente.

Como desenvolver o Propósito de Marca? Isso vai ser tema para uma outra conversa...

Andréa Naccarati de Mello 2020

OBS: As imagens são meramente ilustrativas do tema. Poderia ter usado qualquer tipo de diversidade.

 
 
 

Comentarios


© 2020 por Cristal Comunicacão. 

bottom of page